sábado, 15 de janeiro de 2011

"O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica." (Norman Vincent)

Esses dias fui para o Baixo Gávea com meu pai e umas amigas dele. Chegamos lá, bebemos, jogamos conversa fora, meu pai encontrou mais amigos, eu encontrei amigos e etc. Eu, particularmente, gosto bastante de sair assim com o velho. Mesmo comigo passando boa parte aqui na casa dele, a gente quase não sai junto. Geralmente fico dormindo grande parte do dia e de noite saio com o pessoal. Enfim, eu e meu pai, fomos comer no braseiro a tão famosa picanha de lá. Sentamos, fizemos o pedido e mais um choppinho para cada um. Então chegou um amigo do meu pai e eles começaram a conversar. Claro, caíram no assunto polémico de sempre. E fiquei na minha, ali só ouvindo. Foi quando meu pai começou a falar de politica e reclamar que os políticos evangélicos bloqueiam as leis que protegem os homossexuais. E então, seu amigo falou:
- Porra, Mauricio! É como diria a minha mãe, ta achando ruim? Vai lá e faz melhor!

Eu, particularmente, não concordo nem um pouco com essa frase. Principalmente quando envolve política. Porque primeiro, não importo o que você escolheu fazer, você tem que estar aberto sempre a críticas. Não é por não saber fazer algo que eu não possa criticar quem faz. Se for assim, você nunca poderia ir num restaurante e reclamar da comida, que você não sabe fazer, mesmo ela estando uma merda. Segundo, essa frase nunca pode ser usada para politica! Justamente porque assim você perde o seu direito como cidadão. A politica (tecnicamente) é feita para ajudar e agradar o povo. Se você não está satisfeito, você tem todo direito de reclamar e querer colocar outro no poder, que não necessariamente seja você. Então, depois desse argumento eu começei a entrar no assunto e usei esses argumentos acima. Ficamos um tempo conversando sobre isso e acabei ouvindo aquela mesmo resposta de sempre:
 - A Bryan, você é muito novo. A vida não funciona assim.
Também não acho isso nada justo de se dizer. Claro que ele tem muito mais experiência do que eu. Nem de longe quero comparar isso. Porém não acho esse argumento válido. Muitas pessoas mais velhas aprendem coisas com pessoas mais novas. E para mim, as coisas não funcionam desse jeito. Acho que todos tem o direito de criticar. Se a pessoa não aguenta as críticas, ela que mude o que está fazendo. Na hora meu pai ficou quieto e só ficou me vendo argumentar. Quando saímos, falou que concordava comigo. E isso, de certo modo, me deixou feliz. Sei que ele não é o dono da verdade e muito menos eu. Só que sempre me sinto bem quando ele concorda comigo. Até mesmo quando não concorda também. Ficamos horas jogando argumentos e no final nenhum dos dois mudou de opinião. Ele mesmo diz que tenho uma personalidade bem forte e uma cabeça muito boa. E mesmo não tendo convivido muito com meu pai (só de uns 2 anos pra cá), eu me pareço muito com ele, tanto fisicamente, como no jeito de falar e agir. Cada vez mais fico parecido com o velho, será que já esta na hora dele passar o bastão? Quem sabe.

9 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente texto! Mais uma vez você me surprendeu =) Hahahahahaha, só para constatar que não é só o seu velho e concorda contigo, tá? Eu também concordo com você, em vários assuntos! Você é um homem super maduro e eu amo o seu jeito de pensar e ver a vida! Cada vez mais eu aprendo coisas novas com você! Obrigada, viu? Parabéns novamente! Beijão querido, fico muito feliz e honrada em ter a amizade de alguém tão inteligente como você ;]

    ResponderExcluir
  2. Eu vejo vc muito como meu filho mais velho... as vezes entro em cada arranca rabo danado... mas gosto disso, porque expomos nossas ideias claramente, as vezes eu uso esse ato "covarde" de dizer que sou mais velho... mas te garanto que isso é so pra ganhar tempo na conversa.
    Mas no fim, entramos em acordo.. (acordo não significa em concordância de opiniões). Mas é bom ver os filhos ter opiniões fortes e não ser vaquinhas de presépio.
    Alias isso nenhum dos meus filhos fazem... as vezes me ponho louco!

    Mas agora no seu assunto... vc esta certissimo! como não posso achar que o filme é ruim, se eu não sei fazer filmes? Criticas tem que existir.. só não acho legal criticas destrutivas

    Beijos meu amigo

    ResponderExcluir
  3. "A idade não protege da idiotice."

    ouvir essa frase outro dia..e acho q ela se aplica a qq um q queria usar como argumento a questão da idade.

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Filhão! Que história é essa de não ter convivido muito comigo, só de 2 anos pra cá? É que você não se lembra, mas desde seus 3 anos de idade que você ficava comigo fim de semana sim e outro não, claro que a distância nos afastou um pouco durante um tempo, quando fui morar em outra cidade e depois na Barra, mas daí a dizer que convive mais só a 2 anos? Aiaiai... O que você pode querer dizer é que agora nos vemos praticamente todos os dias... Mas ok... Foi ótima a reflexão da nossa saída, espero que venham muitas outras. TE AMO!

    ResponderExcluir
  5. Você entendeu pai! Hahaha! Também te amo!

    ResponderExcluir
  6. "a vida não fuciona assim"

    mas é pra funcionar, cacete

    ResponderExcluir
  7. Oi Brian, desculpa usar o comentário de uma postagem, mas não achei seu e-mail no blog. Conheço o trabalho do seu pai há um bom tempo pois sou publisher do blog "Homofobia Já Era" e publiquei lá o curta que ele fez.

    Só não lembrava da história dele ser pai e gay. E acho que foi isso que me chamou atenção pois temos histórias parecidas.

    E vir aqui no seu blog e ver você crescido e de boa consigo mesmo e com a sexualdidade dele me deixa emocionado.

    Eu tenho 3 filhos adultos também que sabem da minha orientação e a respeitam na medida do possível. Diferente do seu pai digamos que eu sou uma figura mais "exótica" e conviver com um pay gay, hippie meio "S Franscisco" demais cause mais problemas...hahahaha

    E numa coincidência dos destinos o Pedro, meu caçula de 22 anos, agora está na fase de definir sua maturidade hetero e escolheu ser um hetero-conservador.

    Nessas, o papai aqui virou alvo de crítcas severas...faz parte...

    Nessa sua idade jovem mas com sua experiência me diga: devo enchê-lo de porrada????

    HAHAHAHAHAHAHAHAH

    Querido, ficaria muito feliz se pudéssemos sermos amigos virtuais. Um beijo em vc e no Maurício!

    facebook.com/audioluiz

    ResponderExcluir
  8. Não!! Violência nunca é bom! Hahaha
    Acho que você deve argumentar contra toda vez que ele vier com suas críticas severas. Mostrar que o fato de você ser gay não muda nada na vida de ninguém. Agora, quando querem te proibir de amar outra pessoa, isso sim está mudando na vida de alguém e é a sua.
    Sim, claro que podemos. Não tem problema nenhum oras. =)

    ResponderExcluir
  9. Luiz, vai por mim, isso é uma fase, nem dê atenção, critique ele também, ser um hetero conservador, filho de pai gay é demais demodée... Converse com ele, brigue se for preciso, seja amigo, mas jamais admita que seu filho comande sua vida. Eu e Bryan somos melhores amigos, mas na hora de eu ser PAI eu mando ver. Modernice é uma coisa, falta de respeito é outra. E filhão, entendeu o recado, né? rsrsrsrs

    ResponderExcluir